sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017
Por que meu WiFi é lento?
Eu estava avaliando o desempenho da rede WiFi da minha casa. Minha queixa era: dobrei a banda, meu WiFi continuava lento. Fizemos trabalho de monitoração detalhada. Tirei alguns conhecimentos, achei interessante escrever para outras pessoas conhecerem também, são coisas triviais do saber no submundo do bit-byte, normalmente nós usuários não percebemos. Vamos lá.
No texto, chamarei de apenas provedor a concessionária de serviço de internet para não citar o nome. Eu dobrei a capacidade da banda da minha rede (de 30 MBps para 60 MBps, MBps é denominação Mega Bits por segundo) com propósito de melhorar a qualidade do funcionamento do meu Home Theater, em especial, assistir vídeos em tempo real (streaming ou vídeo ao vivo) pelo WiFi. No diagnóstico, dizia que o meu provedor estava entregando o serviço em conformidade com o MBps contratado. Descobrimos que o roteador fornecido pelo provedor NÃO distribuía 100% do sinal no WiFi, roteador do provedor só consegue difundir de 40% a no máximo 60% da banda recebida. Olhe a recomendação para resolver o problema. Pense, eu já tenho roteador WiFi fornecido pelo provedor. Para não perder o sinal no WiFi, recomenda-se inserir um outro roteador de terceiros de boa capacidade e qualidade (p.ex., roteador da categoria "N") como difusor de sinal WiFi, eu considero redundância, mesmo assim, a perda ocorre mas, em menor proporção. Uma coisa importante na configuração do roteador, parâmetro frequência deve ser atribuído valor igual ou maior que 6, nós colocamos 10. A configuração desse roteador adicional é trabalho trivial para uma pessoa com iniciação em rede (ou curioso). Os 100% de banda contratada só são possíveis de se obterem com a conexão de computador via cabo, conectado direto no roteador do provedor. A banda que está chegando na sua casa pode ser verificada, rodando um aplicativo do sítio
brasilbandalarga.com.br . Repito, teste deve ser feito com o computador conectado ao modem do provedor. Essa é a forma que o usuário deveria conferir periodicamente pra se certificar que a banda contratada está sendo entregue. Apenas uma pergunta deixarei para cada contratante de provedor, por que os provedores não fornecem roteadores que distribuam a mesma banda da entrada em saída para o WiFi? Você responde, as minhas conclusões são minhas, escrevi este texto apenas pra descrever o que ocorre. Uma constatação ao final da conclusão do texto, eu não precisava ter feito upgrade na banda com consequências financeiras. (kawano, y. Em, 22.03.2017)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário