Nas minhas viagens das mais variadas, cidades grandes e pequenas, pescarias no meio do mato, rodovias, no exterior em rotas totalmente desconhecidas. Eu já enfrentei situações desconfortáveis.
Algumas experiências interessantes, resolvi escrever uma memória como cuidados para próximas viagens.
1. Na área urbana, Waze é imbatível.
2. Maps do Google é solução alternativa. Eu já passei por situação que Waze não reconhecia a rota, Maps me levou ao destino desejado.
3. Em rodovias, aparelho de GPS especializado do tipo Garmin, TomTom têm melhor solução.
4. Aplicativo de GPS em celular cresce em utilização, eu utilizo MyDrive do TomTom e Meo Drive. O primeiro é minha aquisição recente e o segundo tem aceitação boa na Europa. Ambos utilizam mapas do TomTom.
GPS em celular, observar o uso da conexão de dados durante a rota, considerar a ausência da conexão de dados no celular. Muitos aplicativos permitem fazer o download do mapa da rota antes do início da viagem em WiFi, exemplo, acontece com o Waze e Maps.
GPS em aparelho especializado, observar a atualização do mapa. Muitos mapas de GPS têm custo de utilização com atualização periódica, observar essa questão antes de escolher a sua solução. Normalmente os mapas são fornecido por região, país, continente. Escolha o mapa ou os mapas necessários para o seu caso. Waze e Maps são disponibilizados grátis para os usuários de celular.
Alguns cuidados podem facilitar o uso do GPS:
- Criar o hábito de guardar endereços em FAVORITOS.
- Muitos GPS possuem a função de guardar o endereço atual. Capture e guarde, isso facilitará o retorno para esse ponto, exemplo, local de devolução de carro alugado, hotel.
- Crie o hábito de cadastrar endereço em CONTATOS do celular. Existe a função de acionar GPS direto do endereço catalogado em CONTATOS.
- Lugar de interesse - capture ou obtenha a localização do local (longitude e latitude), muitas vezes em ruas fica difícil ficar mexendo em GPS.
- Áudio do GPS é componente fundamental para navegação, manter acionado em volume de sua preferência.
- Configurar GPS é um item importante, dependendo de como você configura o aparelho, resultado diferente pode ser apresentado, item como a rota mais curta pode te levar para local perigoso, rua deserta e perigosa. Ainda, na configuração do seu GPS customize o ícone, a cor, o brilho, coloque do jeito que fique confortável para seu uso.
- Aprender a usar as funcionalidades do GPS é parte principal para sucesso na viagem. Faça essa parte em local onde você conhece as rotas. Para os iniciantes, saídas em rotatórias, rotas com bifurcações são algumas das dificuldades podem introduzir dor de cabeça na viagem. O ícone indicativo da navegação na tela do GPS (pode ser uma seta ou um veículo), indicação da rota em cor diferenciada (normalmente branca) e áudio são indicativos de navegação o motorista deve prestar a atenção, se o motorista seguir essas orientações raramente errará o traçado da rota.
- O ideal é ter mais de uma solução de GPS, saber utilizar um conjunto de soluções é a saída ideal, utilizar solução certa para cada situação parece ser o certo. Recomenda-se utilizar sempre a combinação de duas a três soluções de GPS. Todos GPS exigem fonte de carga de energia, adaptador para recarga da bateria é um item importante. Teste antes a capacidade de recarga, inclusive teste bem em percursos de longa duração, existe adaptador que a recarga é inferior ao consumo do aparelho, você pode ficar sem o GPS na estrada.
Boa viagem.
(kawano, y., 18.09.2018)
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário