quinta-feira, 8 de março de 2018
Net Duplicar cobranca, pode?
Net Duplicar cobranca, pode?
Cobrança duplicada da fatura da Net. Foi um caso estranho no mês de fevereiro. Eu tenho dois contratos um de Brasília e outro de São Paulo. As contas estão em débito automático.
Cobrança apareceu em mensagem no celular que faz parte de um desses contratos, informava que não havia pagamento da fatura vencida em 08.02.2018, e, o estranho em tudo, o valor não correspondia a nenhum dos contratos, de onde tirou essas informações de cobrança.
Mesmo sabendo da probabilidade remota de problema, estava viajando, não queria me aborrecer, fiz pagamento, resolveria quaisquer problemas depois no conforto ao retornar em casa.
Olhe a coisa estranha encontrei após duas semanas, iniciei o procedimento de verificação, no primeiro dia não consegui chegar no setor que cuida desse assunto, na segunda tentativa fui com mais determinação querendo resolver, sentei-me à mesa disposto a ficar horas pra entender o ocorrido. Segunda coisa estranha, acesso às informações cadastrais a Net inseria mais um dificultador diferente da conhecida anteriormente, busca pelo CPF não existe mais, exigia entrar com o número de contrato com 12 dígitos, dizia constar na fatura mensal, após uma garimpagem achei o número, coloquei no discador, depois de demorados minutos, bingo, cheguei à interface humana, começamos à análise do ocorrido. Para mim, algo estranho estava ocorrendo. Registros dos pagamentos de débitos automáticos estavam lá certinhos, a cobrança duplicada ocorreu em contrato de Brasília após pagamento, cadastro não sofre alteração há meses, encontramos registro de pagamento dessa cobranca indevida também, podia ser uma ação dos hackers, pior, não existia nenhum registro que justificasse a cobrança adicional, para a Net nada anormal ocorria no sistema. Fui forçado a pensar com desconfiança, em ato como esse, quantos pagam e ficam por feito e pronto, poucos fazem controles detalhados de verificação e vai atrás dos seus direito.
A empresa pode reter indevidamente grandes somas de forma fácil. Pense nisso. Eu resolvi escrever este texto por não concordar com o que aconteceu e alertar consumidores descansados, infelizmente tem jogadores desonestos. Hoje ninguém tem tempo, vivemos em um mundo onde os homens querem simplicidade, preferem pagar a ficarem resgatando seus direitos, fogem de aborrecimentos, a tendência é deixar pra lá, não mexer com verificações demoradas, desistem, ou melhor, a burocracia força a desistência e sugere acomodação. São Algumas unidades de reais aqui, dezenas de reais ali, algumas centenas de reais acolá (meu caso foi R$ 453,04), é aquela conhecida subtração imperceptível porém significativa em amostra de população grande.
Simulação matemática ficará para cada leitor.
Na realidade, surgem os dificultadores para questionamentos, forçando desistência como fala - coloque dificultadores, muitos desistirão dos seus direitos, a desistência por cansaço acontece com a maioria.
As empresas querem faturar e faturar mesmo de forma indevida, colocam mecanismos dificultadores em seus processos, parece, com o propósito de provocar a desistência por cansaço, p.ex., experimente cancelar um servico - seguramente você ficará esperando bastante em cada transferência de setor em setor quando a ligação não cai.
Não queria pensar maldosamente. Mas isso acontece com qualquer um que raciocina. Um sistema de faturamento informa aos inadimplentes e faz cobranças? Um sistema de faturamento pode cobrar duas vezes? Em ocorrendo pagamento duplicado, o sistema detecta? Como o sistema cobraria pagamento atrasado, normalmente verificando primeiro se pagamento já aconteceu (estava pago em débito na data do vencimento) e o valor deveria ser aquele constante na descrição da fatura real (valor era diferente)?
Atos como estes são no mínimo um erro absurdo em especificações dos processos automatizados, atos administrativos levianos ou irresponsáveis para não dizer criminosos.
Para nós consumidores, conferir as informações de todos os atos comerciais é uma obrigação na relação comercial, verificar se os produtos são exatamente aqueles contratados, pagamentos são exatamente aqueles devidos. Fique atento, gente! Eles não são honestos como nós imaginamos. (kawano, y., 07.03.2018)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário