Trocar segredo de chave da sua residência é uma coisa comum. Eu passei por uma situação real recentemente. A primeira opção natural seria chamar um chaveiro para realizar o serviço. Essa solução tem algumas consequências diretas, primeiro é o custo do trabalho do chaveiro, segundo é o custo de cada copia confeccionada. Segurança é quase total, o chaveiro faz todos os serviços na sua presença, risco de cópia adicional ou identificação de padrões é relativamente baixa. Normalmente a preguiça física e mental encaminharia para essa solução e daria por encerrada a tarefa.
Texto sugere uma solução alternativa. Aqui é a contribuição de uma experiência vivida, eu achei uma solução genial, mostrarei a tirada simples e genial. Os serviços estão caros hoje. Chaveiro perdeu a noção do valor do dinheiro e valor justo de remuneração pelo serviço prestado. O chaveiro está cobrando 50 reais por cópia de uma chave codificada, a visita custa 70 reais, o serviço é cobrado por hora. O preço é definido pela circunstância (apuros), pelo ambiente e pela cara do cliente, você percebe a subjetividade total. O custo final pode ficar em torno de 400 a 500 reais facilmente. O dinheiro chega no nosso bolso de forma honesta, ele deve ser utilizado também de forma justa.
A minha solução foi fugir de todo esse mercado viciado. Por que não trocar o miolo da fechadura? A solução contempla peças novas (miolo e chaves) de fábrica. Levantei o fabricante e modelo da fechadura. O resto a Internet responde tudo. Google mostra as lojas que vendem a peça, o meu trabalho ficou reduzido a selecionar uma loja e comprar o produto. Você sabe quanto custa o miolo com 4 chaves de fábrica? Você paga por tudo isso com o valor correspondente a uma única cópia do chaveiro. O melhor de todo o processo, a troca é simples e você faz com apenas uma chave de fenda e/ou estrela (alguns a chamam de philips). É um trabalho simples e rápido, qualquer um pode fazer sem perigo de cometer erro. Ainda, o vendedor de loja especializada em fechaduras pode te ensinar como efetuar essa troca. "Do yourself". Os abusos são corrigidos com atitudes. Se você tem bastante dinheiro e não gosta de se envolver nessas coisas boas da vida: fazer você mesmo, continue pagando.
kawano, y.
13/09/2012
Me motivou a trocar a minha sozinho xD
ResponderExcluirEu também tenho 3 portas pra fazer a troca do segredo. Vou eu mesmo trocar todas as fechaduras. Como você disse o nosso dinheiro chega honesto pra nós e deve ser gasto de maneira justa. Abçs.
ResponderExcluirme ajudou muito! :)
ResponderExcluirOlá! Meu nome é kely e sempre penso em resolve tudo de maneira econômica e normalmente sempre dá certo
ResponderExcluircom certeza existe alguns abusos deste tipo, mas não são apenas os chaveiros, geralmente em supermercados diferentes ha variação de preços em produtos iguais diga-se de passagem, mas não acho certo dizer que todos os chaveiros são assim, eles são trabalhadores como nós e geralmente quanto mais capacitados e mais legalizados forem, maior vai ficar o valor do serviço, eu sugiro que em casos como esses deveríamos fazer uma pesquisa de preços, mas não dizer que todos são iguais e melhor, ninguém nos obriga a fazer um serviço com ninguém nós é quem fazemos nossas escolhas por conta e risco, por exemplo se não soubermos fazer um reboco em uma parede iriamos chamar um pedreiro, lógico, mas iriamos pagar só o cimento e a areia que ele usou? E o tempo dele? E as despesas que ele também tem? quem vai pagar? por isso é que ele cobra um valor em que ele também possa ganhar por isso, e voltando para a profissão de chaveiros tenho vários amigos que trabalham na área e acho um absurdo alguém fazer uma campanha contra os serviços destes, e só para entendermos o que estou falando imagine que um chaveiro saia do seu estabelecimento para atender um chamado, quanto ele esta gastando de gasolina? quanto ele não esta gastando de tempo? quanto ele gastou para comprar uma ferramenta de abertura por exemplo e que em geral eles usam varias para fazer a abertura? quanto ele não gasta para ligar seus equipamentos para fazer uma cópia? e quando quebra uma máquina quem compra? e quantos clientes ele não deixa de atender quando vem em meu auxilio? agora pare e pense: serei justo dizendo que tenho que pagar apenas pelo material e não cobrir os seus gastos gerados no meu atendimento ou seria melhor em vez de abrir uma porta por 50,00 ou até um pouco mais eu estourar essa porta, danificando a fechadura, o batente e a porta? não terei eu que comprar uma porta nova? uma fechadura nova? comprar areia e cimento e pagar pelos serviços de um pedreiro? e agora o que é melhor fazer?
ResponderExcluirAssim como este exemplo irônico que citei uma simples troca de cilindro gera gastos para o chaveiro e além de cobri-los ele também tem o direito de ter lucro para continuar trabalhando, se não tivermos consciência do que falamos ao achar que sabemos tudo iremos acabar com a profissão de alguém e que pra falar a verdade eu admiro muito esta profissão, e teremos então sem chaveiros tendo que estourar uma porta sempre que a trancarmos quer seja de casa, carro ou qualquer outra coisa e isso sim vai sair caro.
Olá Sr. Anônimo, para não te constranger, vou ser o seu Xará!
ExcluirNão ignoro e quero parabenizar a todos os chaveiros pela profissão, assim como todos os profissionais de outras áreas!
Porém quero apresentar a minha indignação de um chaveiro "abusar" ou simplesmente se aproveitar da situação em que uma pessoa em estado de panico, precisa de vocês e vocês "metem a faca".
Há alguns dias precisei de um profissional e desculpe a indignação, mas vocês perderam a noção de dinheiro.
Aproveitadores, covardes, morto de fomes.
Meu texo tentou ensinar àqueles que desejam fazer sozinho algumas tarefas corriqueiras. O post 28/02/2016 excedeu o meu escopo de interesse, agradeço seu comentário, mas acho que a minha intenção não foi nessa linha do seu raciocínio. De qualquer forma, não retirarei o seu texto por uma questão de livre manifestação e registro, leitor tira as suas conclusões.
Excluir(autor do texto)
Sempre terá um chato sem noçao(28/02/2016)
ExcluirChaveiro também estuda. Um engenheiro eatuda 5 anos pra fazer uma fechadura pra vce segura e nós temos que estudar 5 minutos pra desbancar o engenheiro. Imagine o de carro. Quanta engenharia e eatudos e vai o chaveiro deatroçar anos de estudos engenhocos. Tem que ser valorizado igual um engenheiro. O que abre também.se fecha. Se o engenheiro eh assalariado o chaveiro também eh..como todas as outras profissões. Ser reconhecido o trabalho. Todos precisam de todos. Mas a discriminação nessa área.
ResponderExcluirResultado do debate , compre o miolo e troque você, a fábrica investiu para baratear o produto.
ResponderExcluir